sábado, 29 de junho de 2013

Vitoriosa manifestação convocada pela esquerda antifascista e socialista em Guarulhos

 

O ato do dia 28 de junho lotou a praça Getúlio Vargas em Guarulhos e pintou as ruas da cidade de vermelho. Convocado pelas organizações socialistas que formam a Frente de Lutas de Guarulhos, articulada no amplo comitê antifascista, o ato apresentou as reivindicações e bandeiras de lutas históricas da classe trabalhadora.


Nenhuma bandeira sequer foi abaixada, todas as organizações, sindicatos, partidos e movimentos de lutas sociais e populares ligadas aos trabalhadores altivamente se ergueram bem alto e passaram pela Avenida Tiradentes e pela prefeitura de Guarulhos, entoando cantos e palavras de ordem que indicavam a direção de nossas lutas socialistas.

Apesar da clara divergência de tática entre o comitê antifascista e outros setores do movimento, pudemos politizar o ato, avançar nas pautas e construir maior unidade e organicidade entre os partidos da Frente de Lutas de Guarulhos.


O PCB e a UJC estiveram lá com suas bandeiras, palavras de ordem e com sua militância firme e decidida na luta por outra sociedade. Num ato que agrupou em torno de cinco mil pessoas, em sua maioria a juventude proletária da cidade, indignada com os governantes burocratas e corruptos que claramente não representam a classe trabalhadora e a juventude. Por isso a intervenção dos setores contrahegemônicos foi central para marcar posição e disputar o coração e as mentes destes jovens trabalhadores que, por ora, estão desorientados.


Ao final do ato um setor nacionalista, que tinha ficado calado por todo ato, percebendo que o número de manifestantes havia diminuído, até porque o ato já estava por terminar, tentaram entoar o hino nacional e cantos de orgulho por ser brasileiro, mas foram novamente calados pela força que teve o canto que os socialistas entoaram em resposta, o Hino Internacional dos Trabalhadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário