segunda-feira, 15 de abril de 2013

A Pátria ganhou, Ganhou Nicolás Maduro!





Na segunda eleição presidencial em pouco mais de seis meses, volto a se impôr na Venezuela a candidatura das forças populares e progressistas, agrupadas no Grande Polo Patriótico. Nesta oportunidade, a vitória corresponde a Nicolás Maduro Moros, que desempenhou o papel de vice presidente da República até a morte do Presidente Chávez em 5 de Março, e que foi nomeado pessoalmente por ele como seu sucessor antes de se submeter à cirurgia a qual ele nunca pôde se recuperar.

A diferença favorável a Maduro foi a menor obtida pela chamada aliança bolovariana desde o primeiro triunfo de Chávez em 1998: 51% contra 49%, algo como 230 mil votos a mais, numa eleição em que quase 79% dos 18.9 milhões de cidadão habilitados para exercer o voto participaram. Os altos níveis de participação nesta eleição deixaram de novo evidente perante o mundo o vigor da demoracia venezuelana. Deve se recordar que em outubro, quando Chávez foi reeleito, a participação havia superado os 80% que são padrão eleitoral.
 O anúncio oficial dos resultados eleitorais foi feito por Tibisay Lucena, reitora presidente do Conselho Nacional Eleitoral, uma vez que esse organismo recebeu e totalizou os votos eletrônicos de 99% das mesas eleitorais de todo país. O CNE esperou até as 23:15, hora Venezuelana, para acumular resultados suficientes para confirmar sua irreversibilidade a favor de um dos candidatos. Isso significa que, ainda que nas próximas horas o CNE faça novos anúncios, a medida em que receba e totalize os votos das poucas mesas restantes, o triunfo de Maduro já é certo.


Imediatamente depois do anúncio oficial, explodiu uma festa popular nas ruas do centro de Caracas e no bairros populares, celebrando o triunfo do canddato do Grande Polo Patriótico, ampla aliança entre 14 partidos políticos e numerosas organizações sociais, culturais, sindicais e comunitárias. Os dois maiores partidos da aliança são o Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), que tinha Chávez como dirigente, e que Maduro é membro, e o Partido Comunista da Venezuela (PCV), primeiro Partido a apoiar Chávez em 1998 e primeiro de novo a anunciar formalmente a candidatura de Maduro na 12º conferência nacional do PCV realizada em 10 de março de 2013, apenas cinco dias depois da morte de Chávez


Conclui assim, de forma muito exitosa, essa jornada eleitoral, que, ainda que pesem os incidentes isolados incitados por provocadores da oposição de direita, se desenvolveu majoriatriamente em paz. O agora presidente eleito Nicolás Maduro Moros assumirá formalmente seu novo cargo perante a Asembleia Nacional do Poder Popular na próxima sexta feira,19 de abril, dia em que se comemora o início do movimento independentista venezuelano em 1810, onde acontecerá a transição política neste país, no entanto estremecida pelo trauma da morte do Presidente Chávez, o mais influente e querido dirigente político venezuelano das últimas décadas.

Matéria do blog da Juventude Comunista da Venezuela. 
Traduzido por Renato Queiroz - UJC - SP

Discurso popular de posse de Maduro

Nenhum comentário:

Postar um comentário