terça-feira, 22 de maio de 2012

Moradia Popular, luta dos trabalhadores do Sítio São Francisco


Com o evento da copa de 2014 e as olimpíadas de 2016 vem a expectativa de um avanço no desenvolvimento do Brasil, tanto na indústria como na especulação imobiliária. Nosso país tornou-se um grande canteiro de obras pelos projetos do governo, como o PAC (Programa de aceleração do crescimento) e as obras de estádios de futebol. Para manter a demanda de vagas em hotéis as grandes imobiliárias entraram em uma corrida erguendo inúmeros prédios, mudando a estrutura das periferias.
Ao mesmo tempo, o governo faz políticas de higienização dos centros urbanos e periferias, onde acontecem muitas desocupações que, por um lado beneficia as grandes imobiliárias, e pelo outro tira moradia dos trabalhadores. Esse processo se encontra nas periferias de todo o Brasil, onde seus moradores se vêem obrigados a largar suas casas sem direção ou orientação do governo, se não um pequeno – e insuficiente - auxilio aluguel de menos de R$300.
A comunidade do Sitio São Francisco, em Guarulhos, está perdendo gradualmente seus moradores, através de desocupações, diferente do que houve em Pinheirinho, onde o processo de desocupação foi imediato e muito agressivo – inclusive com assassinatos e estupros de policiais contra moradores. No Sítio São Francisco, o prefeito preferiu retirar seus moradores um por um e com promessas de reestruturação do local, muitas famílias já perderam suas casas e estão desorientados, pois o auxilio é mínimo e não paga o aluguel de um bairro como os Pimentas, onde a especulação imobiliária avançou bastante.
Dentro do sistema capitalista a moradia não é uma necessidade básica do ser humano, mas uma mercadoria, com fins de a Burguesia aumentar seu lucro. Por isso as desocupações fazem parte do avanço no desenvolvimento neoliberal do Brasil, fazem parte da lógica perversa do Capital, e deixa clara a necessidade de os trabalhadores de organizarem para lutar pela Moradia Popular, através da ocupação do espaço que lhe é direito.
Morar é uma necessidade, ocupar é um dever!

Pela Moradia Popular!
Trabalhadores de todos os países, uni-vos!
Trabalhadores organizados e unidos contra a exploração do Capital!

Nenhum comentário:

Postar um comentário