quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Trabalhadores do correio em luta contra privatização são presos


A campanha salarial dos trabalhadores dos Correios começa com prisões no Senado e tentativas de intimidação do movimento. Uma das principais bandeiras desta campanha será contra a privatização da empresa, cuja MP (Medida Provisória) 532, aprovada na noite de 31 passado, garante a transformação da estatal em sociedade anônima.

Brasilia Funcionarios dos Correios  Greve nos Correios 2009

Ou seja, se for preciso prender trabalhadores para privatizar os Correios é isso que o governo fará. Na noite do último dia 31, nas galerias do Senado, um grupo de trabalhadores dos Correios, incluindo dirigentes da Federação Nacional dos Trabalhadores dos Correios (FNTC) e de entidades de vários estados, foi detido momentos após a votação que aprovou a MP (Medida Provisória) 532, cujas medidas abrem o capital da estatal para o mercado avançando na privatização da empresa e transforma os Correios em Sociedade Anônima (SA).

As prisões começaram quando os trabalhadores se manifestaram após a votação. Eles abriram um cartaz e cantaram palavras de ordem com críticas à MP. Neste momento, seguranças do Senado partiram pra cima de Geraldinho Rodrigues dirigente da Federação, o que causou uma confusão com os outros trabalhadores que saíram em defesa do companheiro.

Após essa confusão, vários sindicalistas foram encaminhados à delegacia, no subsolo do Senado, onde permaneceram por quase três horas. Entre os detidos estavam representantes dos sindicatos de Brasília, São Paulo, Ceará, Alagoas, Mato Grosso. A única alegação dos seguranças para a detenção é que os sindicalistas “desrespeitaram” o regimento do Senado. Segundo Geraldinho, o próprio delegado afirmou que a ordem de prisão partiu diretamente da presidência do Senado, ocupada pelo senador José Sarney.

Uma luta árdua - A MP 532 já havia sido aprovada no último dia 23 na Câmara. E se hoje foi aprovada nos dois colégios federais se deve aos votos do PT e PCdoB. Além disso, a luta dos trabalhadores dos Correios contra a privatização também foi prejudicada. A FNTC, com o intuito de impedir a votação da MP, pressionou para que a greve da categoria, marcada para o próximo dia 14 de setembro, fosse antecipada para esse dia 31, por conta da votação no Senado. A Fentect (Federação dos Trabalhadores da ECT), entidade majoritária da categoria e vinculada à CUT, não aceitou.

Mesmo assim, a luta contra os ‘Correios SA’ continua. ”Mesmo aprovado pelo Senado, nossa luta contra a privatização dos Correios não termina aqui, vamos incorporar a reivindicação para que Dilma vete esse projeto e lutar para que esse seja um dos eixos de nossa greve”, defende o Geraldinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário