segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

1º ato das universidades em luta



Grande mobilização de diversas universidades na Avenida Paulista no dia 10 de dezembro

Nesta sexta-feira, dia 10 de dezembro, centenas de estudantes realizaram um ato na Avenida Paulista em São Paulo contra a ameaça de expulsões de 24 estudantes da USP, contra a repressão e a política do governo para a educação.

Os estudantes da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Pontifícia Universidade Católica (PUC), Fundação Santo André e Universidade Estadual Paulista (Unesp) se reuniram por volta das 17 horas no MASP.

Grupos de estudantes foram chegando e após uma rápida reunião para definir o trajeto do ato, os estudantes saíram em manifestação até a Praça da República.

Estavam presentes ou ajudaram a organizar o ato as organizações: PCB, AJR, LER-QI , MNN, PSOL e PSTU.



Com cartazes, faixas , panfletos e palavras de ordem, os estudantes foram às ruas, no entanto, apenas duas faixas da avenida foram liberadas pelos policiais.

Ocorreram diversas manifestações de apoio da população ao ato dos estudantes. Algumas pessoas se incorporaram ao ato durante a manifestação.
Uma mulher fez uma intervenção no megafone afirmando que participou de protestos em sua juventude e que apoiava o ato em defesa da educação.

Mas, como não poderia deixar de acontecer, a polícia marcou presença no ato e acompanhou-a a todo momento tentando limitar a capacidade desta. Em algum momento, após diversas pequenas provocações houve uma confusão que terminou com a polícia espirrando spray de pimenta em alguns estudantes sem nenhuma justificativa cabível. Nesse momento palavras de ordem como: "você aí fardado, também é explorado" e "que vergonha deve ser, reprimir trabalhador para ter o que comer" foram entoados pelos estudantes.

Os estudantes da Unifesp do campus de Guarulhos estavam com uma faixa com as palavras “Unifesp Guarulhos na luta pela universidade pública e de qualidade”.

Após cerca de duas horas de ato, os estudantes chegaram até a Praça da República, local em que está localizada a Secretaria de Educação. palavras de ordem foram cantadas, cartazes com frases de oposição à política do governo para educação, os estudantes fizeram uma reunião para organizar as novas atividades do grupo “universidades em luta” e planeja novos e maiores atos em defesa dos estudantes perseguidos pela burocracia universitária, esta que para colocar em prática seu plano de privatização, do fim do ensino público e da mercantilização reprime e  se alia ao capital, inclusive monopolista e internacional.

Profundos parabéns do Partido Comunista Brasileiro ao Ato das Universidades em Luta organizado pelo movimento estudantil combativo e classista. Esse tipo de articulação é imprescindível para o avanço da construção da unidade programática dos diversos matizes de defesa do proletariado na luta de classes. Isso envolve a unidade programática, prática e organizacional do movimento social, popular, agrário, sindical, contra opressões e estudantil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário