terça-feira, 28 de julho de 2009

Análise da obra de Sergei Eisenstein.

Análise dos filmes "O encouraçado Potemkin" e "A greve", ambos do diretor e cineasta russo Sergei Eisenstein.
Considerado maior influência do cinema experimental,seu método fundamental vai manipular o cinema com analogias representativas, que adicionavam em uma sequência imagens que não faziam parte do desenvolvimento temporal do enredo, mas representavam perfeitamente a ideia que se busca transmitir, buscando inseri-las num conjunto onde a hierarquia "fatos essenciais + ornamentos de encenação" não teria lugar, sendo substituída por uma apresentação de estímulos não amarrados à íntegra do texto. Tais estímulos seriam combinados de modo a produzir os efeitos emocionais e os impactos necessários para tornar claros as significações e os valores propostos pelos filmes;exemplo da estética de Eisenstein está na cena do massacre aos grevistas, do filme "A greve", que se dá em paralelo a imagens de um matadouro.
O que está admitido no projeto cinematográfico de Eisenstein é o princípio de Maiakovski: sem forma revolucionária, não há arte revolucionária.

Eisenstein vai propor a montagem figurativa, uma montagem que segue o raciocínio, que define significações claras. Uma montagem que interrompe o fluxo dos acontecimentos e marca a intervenção do sujeito através da inserção de planos que destroem a continuidade do espaço diegético. No seu cinema, a sucessão de eventos não obedece uma causalidade linear e não encontramos uma evolução dramática do tipo psicológico.
Eisenstein procura redefinir conceitos como percepção, forma e conteúdo, superando a leitura burguesa destes conceitos e propõe uma síntese dialética entre a linguagem das imagens e a linguagem da lógica, reunidas na linguagem da cine-dialética. O que está implicado nesta cine-dialética é a edificação do cinema como lugar específico da fusão entre o sentir e o pensar.
Assim, vemos em Eisenstein que tanto a natureza como a história devem ser transformadas pela mente antes de se tornarem verdadeiras. A tarefa do cineasta é apreender a verdadeira forma de um evento e então utilizar essa forma na construção de seu trabalho. Isso aconteceu com o Potemkin. Eisenstein achava que este evento poderia ser filmado de várias maneiras, mas apenas uma tiraria vantagem da verdadeira forma do evento. Somente um filme seria amarrado organicamente à verdade da história.

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