segunda-feira, 30 de março de 2015

Mensagem de Fidel ao presidente Nicolas Maduro





Fidel Castro Ruz
17 de março de 2015
Honorável Senhor Presidente da República Bolivariana da Venezuela, Nicolás Maduro:
Como a imprensa publicou, na manhã de terça-feira, 17 de março, ocorre em Caracas a Cúpula da ALBA para analisar a insólita política do governo dos Estados Unidos contra a Venezuela e a ALBA.
A ideia de criar essa organização foi do próprio Chávez, desejoso de compartilhar com seus irmãos caribenhos os enormes recursos econômicos que a natureza dotou sua Pátria de nascimento, porém, seus benefícios foram parar nas mãos das poderosas empresas norte-americanas e de uns poucos milionários venezuelanos.
A corrupção e a dilapidação foram o estímulo fundamental da primeira oligarquia de tendência fascista, adepta da violência e do crime. Tão intolerável para o povo heroico da Venezuela é a violência e o crime cometido contra ele que não pode ser esquecido, e que jamais admitirá uma volta ao passado vergonhoso da época pré-revolucionária, que deu origem ao assalto dos centros comerciais e o assassinato de milhares de pessoas, das quais ninguém pode assegurar o número hoje.
Simón Bolívar se entregou à colossal tarefa de libertar o continente. Mais da metade do melhor de seu povo lutou e morreu nos longos anos de ininterrupta luta. Com menos de 1% da superfície do planeta, possui as maiores reservas de petróleo do mundo. Durante um século completo, foi obrigada a produzir todo o combustível que as potências europeias e os Estados Unidos necessitavam. No entanto, os hidrocarbonetos formados em milhões de anos serão consumidos em não mais de um século, e os seres humanos, que hoje alcançam os 7.200 milhões, em cem anos se duplicarão e em duzentos somarão vinte e um bilhões. Apenas o prodígios da mais avançada tecnologia talvez permitam a sobrevivência da espécie humana um pouco mais de tempo.
Por que não são utilizados os fabulosos meios de divulgação para informar e educar sobre estas realidades, ao invés de promover enganos, que cada pessoa em seu são juízo deve conhecer?
Uma Cúpula da ALBA não pode transcorrer sem considerar estas realidades que nos tocam tão de perto.
A República Bolivariana da Venezuela declarou de forma precisa que sempre esteve disposta a discutir de forma pacífica e civilizada com o governo dos Estados Unidos, porém nunca aceitará ameaças e imposições desse país.
Acrescento que pude observar a atitude, não apenas do povo heroico de Bolívar e Chávez, mas também uma circunstância especial: a disputa exemplar e o espírito da Força Armada Nacional Bolivariana. Faça o que faça o imperialismo dos Estados Unidos, não poderá mais contar com elas para fazer o que fez durante tantos anos. Hoje, a Venezuela conta com os soldados e oficiais melhor equipados da América Latina.
Quando você se reuniu com os oficiais recentemente, foi possível apreciar que estavam prontos para dar até a última gota de seu sangue pela Pátria.
Um abraço fraternal para todos os venezuelanos, os povos da ALBA e para você.
Fidel Castro Ruz
16 de março de 2015
11 e 02:00
Fonte: http://www.cubadebate.cu/especiales/2015/03/17/mensaje-de-fidel-al-presidente-nicolas-maduro/
Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário