segunda-feira, 30 de março de 2015

Comunista Marta Jane, do PCB, assume mandato na Câmara de Vereadores de Goiânia





A comunista e professora Marta Jane assumirá mandato de vereadora nessa semana devido à licença do titular da vaga, Elias Vaz. Marta Jane cerca de 2.400 votos nas eleições de 2012, na coligação PCB-PSOL, e ocupa a primeira suplência da coligação. Marta Jane é professora do IFG, foi professora da rede municipal de Goiânia por 20 anos e é Mestre em Educação pela UFG. Nas eleições de 2010 foi candidata a governadora pelo PCB-Partido Comunista Brasileiro, ficando em 4º lugar na disputa, em 2012 concorreu ao cargo de vereadora e em 2014 voltou a ser candidata a governadora, na coligação do PCB com o PSTU.
Desde o final da década de 1980 um comunista do PCB não assumia como vereador na Câmara de Goiânia, o último foi o vereador Paulo Villar, eleito em 1988. O PCB que já contou com deputados estaduais de destaque em Goiás, como Abrão Isaac Neto em 1945, e ainda José Porfírio, camponês das lutas pela terra em Trombas e Formoso, deputado cassado pela ditadura militar em 1964.
Projetos e requerimentos - Transporte, educação, moradia e mudança do nome da Avenida Castelo Branco
Marta Jane pretende apresentar projetos e requerimentos que segundo ela "potencializem as lutas populares e movimentos sociais" com a visão de que "um mandato comunista tem que servir não como substituto das lutas sociais, mas como instrumento de fortalecimento das organizações e pautas dos trabalhadores e ainda como tribuna de denúncias dos abusos por parte de empresários e poder público, em suma, contribuir para a construção do Poder Popular, que vêm das ruas".
Marta Jane e os militantes do PCB vem se reunindo com os movimentos populares e sociais ligados às recentes manifestações do transporte, na última sexta-feira esteve com o DCE-UFG, Grêmio do IFG e ativistas das frentes e comitês contra o aumento da passagem. A professora comunista esteve também com os professores do município, a ideia é saber as demandas dessas áreas e apresentá-las em forma de projetos e requerimentos. Enquanto vereadora também deverá pautar a luta pela moradia e ainda existe a possibilidade de realizar uma visita ao Ministério Público e protocolar algumas ações coletivas ao lado de entidades estudantis e de trabalhadores.
O que deve chamar a atenção também é a proposta de Marta Jane de mudança do nome da Avenida Castelo Branco para Avenida Bernardo Élis. Segundo Marta " É inadmissível que um ditador, responsável por torturas, que cassou o governador de Goiás, Mauro Borges, legitimamente eleito, leve o nome de uma de nossas principais avenidas. Já Bernardo Élis é um dos maiores literatos do estado, o único goiano que ocupou até hoje a Academia Brasileira de Letras."
Homenagem a militantes comunistas históricos
No exercício da função de vereadora, juntamente com a Fundação Dinarco Reis, Marta Jane irá homenagear vários(as) militantes comunistas que construíram a história de lutas do Partido em Goiás! Serão entregues comendas em homenagem a 11 militantes que entregaram suas vidas, em diferentes momentos, desde a década de 1940, às lutas sociais em Goiás, como o professor Horieste Gomes, Dirce Machado e vários camponeses das lutas de Trombas e Formoso. Além deles serão homenageados in memorian 3 militantes já falecidos, entre eles o estudante assassinado pela ditadura militar Ismael Silva de Jesus e no centenário de seu nascimento o escritor Bernardo Élis.
A homenagem aos militantes históricos ocorrerá na quinta-feira, 26 de março, a partir das 9h na Câmara.
Segundo Marta Jane " Tal atividade soma-se ao aniversário de 93 anos do PCB, o partido mais antigo do Brasil, onde rendemos homenagem aqueles(as) que contribuíram, de forma revolucionária, no campo e nas cidades, com as lutas do nosso povo por emancipação!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário