domingo, 11 de janeiro de 2015

As mulheres das FARC-EP







Colômbia/ Resumen Latinoamericano/ Mujerfariana.Org/ 04/01/2015.- “As guerrilheiras farianas opinam” (Las guerrilleras farianas opinan) é uma serie de vídeos curtos, que resgata suas opiniões e posições sobre diversos temas, expressos no documentário de Vilma Khalo em “Rosas e Fuzis” (Rosas y Fusiles). Em especial, os relacionados com a mulher e sobre a justiça social que necessita nosso povo.
As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, a guerrilha de mais longa duração em nosso continente, sempre contou com a participação da mulher combatente. Quem são estas mulheres? Por que arriscam suas vidas pelos ideais do socialismo e a libertação nacional em um país sob as botas dos Estados Unidos? Qual é seu papel no atual processo de paz?
“Rosas e Fuzis”, gravado em Havana com as mulheres da Delegação de Paz das FARC-EP, abre uma janela que mostra a vida de compromisso e luta das guerrilheiras farianas: as razões que as levaram a ingressar na insurgência bolivariana, sua vida cotidiana nas montanhas da Colômbia e a visão de paz com justiça social que move sua ação política no campo de batalha e na mesa de diálogo. O documentário é, também, uma meditação sobre a condição da mulher colombiana e seu papel na revolução social.
Direção: Vilma Kahlo
Produção: Escuela de Cuadros

Nenhum comentário:

Postar um comentário