quarta-feira, 13 de março de 2013

UJC homenageia Karl Marx


 

Em 14 de março de 2013 completam-se 130 anos do desaparecimento físico de Karl Heinrich Marx, um dos maiores revolucionários da história, o formulador e sistematizador do socialismo científico, da compreensão dialética e materialista da história, o homem que contribuiu de forma decisiva e imensa para a construção da revolução proletária e do socialismo. Nós da UJC, como frente de massa revolucionária e comunista, portanto, devemos fazer nossa homenagem.
Devemos, porque a UJC é a frente de massa de juventude do PCB, o Partido Comunista Brasileiro, histórico e heroico partido protagonista das lutas operárias pelo socialismo no Brasil desde 1922. O PCB nasce inspirado pela primeira revolução política que tinha pretensões de avançar historicamente à revolução social, claramente e profundamente influenciada pela produção prática e teórica de Karl Marx.
Não nos é possível expressar em rasas e poucas palavras a grandeza que Marx representou, representa e representará para o desenvolvimento da história, e por isso usamos aqui as palavras ditas por seu camarada, companheiro e amigo Friedrich Engels quando da sua morte:

"Pois, Marx era, antes do mais, revolucionário. Cooperar, desta ou daquela maneira, no derrubamento da sociedade capitalista e das instituições de Estado por ela criadas, cooperar na libertação do proletariado moderno, a quem ele, pela primeira vez, tinha dado a consciência da sua própria situação e das suas necessidades, a consciência das condições da sua emancipação — esta era a sua real vocação de vida. A luta era o seu elemento. E lutou com uma paixão, uma tenacidade, um êxito, como poucos."



Aqui publicamos uma entrevista com o Camarada Antonio Carlos Mazzeo, buscando responder de forma sintética alguns questionamentos acerca da filosofia marxiana.

2 comentários: