sexta-feira, 18 de maio de 2012

Mais um trabalhador vítima das contradições assassinas do Capital

(Nota do PCB)
No dia 17 de maio, numa obra da construção civil na rua Cabo Antonio em Guarulhos, o operário Francisco Jânio Araújo de 28 anos faleceu em seu local de trabalho devido a uma hemorragia causada por um corte profundo sofrido na perna do trabalhador.
Esse fato não é pontual ou isolado, mas faz parte da estrutura econômica e da formação política e social brasileira.
Segundo informações de trabalhadores dos arredores da obra, os operários trabalhavam em condições precárias, tanto no que se trata de segurança do trabalho - os companheiros não tem capacetes ou óculos de proteção disponíveis -, quanto de salários e direitos básicos - o companheiro vitimado vinha do Piauí para trabalhar pela metade do salário de um operário paulista.
Fica escancarado, com esse triste acontecimento, o caráter perverso do projeto burguês posto em prática pelo governo Dilma, e suas políticas de austeridade - que são fruto das políticas anticrise capitalista global. As greves operárias de Jirau e outros lugares, as denúncias recentes de trabalho escravo - subordinação real extrema do Trabalho ao Capital -, escancaram essas condições.
Nós, do Partido Comunista Brasileiro (PCB), consideramos que a única culpada por essa situação é a classe exploradora burguesa, que precariza as condições de vida da classe trabalhadora para aumentar cada vez mais seus lucros. Mas, consideramos também a classe trabalhadora - se estiver unida e organizada - capaz de superar essas situações colocando o patrão em cheque, através de greves e manifestações dos operários contra a precarização do trabalho, pela estabilidade no emprego, por aumentos salariais, etc.
E dizemos mais, se a classe trabalhadora tiver consciência do seu potencial transformador e revolucionário, somos capazes de superar a opressão patronal de uma vez por todas, construindo uma sociedade sem exploração, uma sociedade possível, uma sociedade socialista.

Trabalhadores de todos os países, uni-vos!
Ousar lutar, ousar vencer!
Companheiro Francisco, Presente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário