domingo, 12 de fevereiro de 2012

A prefeitura de Guarulhos exclui os artistas guarulhenses do Carnaval da cidade


Carnaval Guarulhos 2012

É muito bom ver acontecer o Desfile de Escolas de Samba em Guarulhos. Assistir a reconstrução das Agremiações após um abandono de muitos anos. Esperamos que ano após ano, as Escolas de Samba de Guarulhos se fortaleçam cada vez mais, e proporcionem grandes carnavais de rua para a alegria dos foliões.

No entanto, quero chamar atenção para os Fóruns de Cultura que estão acontecendo na Cidade de Guarulhos. Na realidade um termômetro, uma preliminar da III Conferência de Cultura da Cidade, obedecendo-se as proporções.

No último dia 09/02/2012 vários músicos locais estiveram no Fórum sobre Música realizado no Conservatório Municipal. O que chama atenção é o fato da maioria estar descontente com a política atual de nossa Secretaria de Cultura. São vários os motivos, como o baixo orçamento destinado a pasta, os valores de cachê pagos aos artistas locais, a demora no pagamento destes cachês após as respectivas apresentações, a preferência por artistas não locais, mesmo em face dos equipamentos hoje existentes na cidade, a insistência da administração pública preferir artistas ramificados em outras regiões em detrimento do artista municipal, a falta de uma política de inclusão, etc..

Bom, neste dia 09/02/2012 circulou anuncio da PMG em jornal local sobre o Carnaval Guarulhos 2012. Na programação consta a abertura do Carnaval no dia 11/02, os Desfiles de Carnaval de Rua nos dia 19,20 e 21/02/2012. Consta também da programação 07 Shows durante o Carnaval, cada Show contará com 03 (três) Grupos de Samba/Pagode, totalizando 21 grupos. Destes somente um grupo apresenta relação com Guarulhos.

Pelo visto a política atual não tem interesse em estar mudando seu roteiro, e mais uma vez não está prestigiando os artistas da cidade. Também me pergunto sobre a relação do evento com a Cultura Popular, uma vez que o Samba é o seu maior representante, um patrimônio cultural da humanidade. Em São Paulo contamos com aproximadamente 80 Comunidades de Samba Raiz, em Guarulhos contamos com pelo menos 05 Comunidades atuantes e que também realizam algum tipo de trabalho social em suas respectivas regiões. Essas Comunidades apresentam a história do Samba, interpretando compositores consagrados que desenvolveram o gênero em nosso país e também o surgimento e crescimento das Escolas de Samba. Fica difícil entender como não temos representação no Carnaval de nossa cidade.

Do jeito que a coisa anda, imagino no futuro realizarmos um Carnaval de Rua e para tanto contratarmos Escolas de Sambas de outros municípios, e somente uma agremiação da cidade para o evento.

Carlos J F Neto
Samba do Sino

Nenhum comentário:

Postar um comentário