terça-feira, 20 de setembro de 2011

Prefeito expulsa população da favela dos pallets e destroi suas casas

Há cerca de uma semana, devido às precárias condições de moradia da nossa cidade, um incêndio na favela dos pallets vitimou duas pessoas. A prefeitura iniciou então o processo violento de desocupação da área, expulsando os moradores de suas casas e demolindo - as.
Ironicamente, esse desrespeito aos direitos humanos foi cometido na avenida educador Paulo Freire, próxima à Fernão Dias. É aí que os trabalhadores resistiram à opressão e exigiram a presença de representantes da secretaria de habitação.


Há cerca de uma semana, um incêndio destruiu barracos e matou duas pessoas na comunidade. Foto: Mario Angelo/Futura Press

Os moradores foram forçados a deixar o local e foram amontoados, de forma desumana e improvisada, no ginásio Fioravante Iervolino, na Dutra. Os desabrigados que estão cadastrados no Bolsa Família receberão aluguel social, os que não estão serão indenizados e ficarão a Deus dará.




A prefeitura se mostra insensível quanto a situação e pretende plantar mudas de árvore no local, para inibir novas construções. Claro, depois de um tempo as árvores se mostrarão inúteis, serão derrubadas e o espaço será cedido para a especulação imobiliária da cidade.

Abaixo há três vídeos que demonstram a situação precária dos trabalhadores que estão sofrendo devido ao descaso da prefeitura.




Vídeo 1 - A questão da habitação em Guarulhos - Incêndio na favela dos Pallets

http://youtu.be/VZ29EL63xZE

Vídeo 2 - A questão da habitação em Guarulhos - Incêndio na favela dos Pallets

http://youtu.be/5brfgdehwrM

Vídeo 3 - A questão da habitação em Guarulhos - Incêndio na favela dos Pallets

http://youtu.be/UMf7BJ1kdV4

2 comentários:

  1. A desocupação cumpriu uma ação judicial da 1ª Vara da Fazenda Pública e da Promotoria do Meio Ambiente e Habitação de Guarulhos de 2007. Demagogia barata essa de vcs

    ResponderExcluir
  2. Demagogia barata, não. Você é que está defendendo os poderosos e nem se dando conta da violência que aconteceu por lá. O aparato jurídico estatal tem a função de manter a institucionalidade burguesa, logo como e o que foi cumprido não interessa. O que interessa é a vida e a moradia desses trabalhadores.

    ResponderExcluir