segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Orçamento participativo: demagogia da prefeitura


A cada dois anos a prefeitura realiza o orçamento participativo, suposta instância democrática de participação popular, capaz de deliberar as demandas imediatas de cada bairro, enviando essa “carta de reivindicações” ao prefeito Almeida, além de eleger delegados que acompanharão o atendimento dessa demanda pela prefeitura.


É evidente que não se trata de outra coisa além de uma ferramenta de cooptação, para que a burguesia possa acalmar os trabalhadores e impedir sua luta e organização.

Não podemos nos deixar enganar por falsas assembléias, que emitem carteirinhas para dar um tom de cidadania ao espetáculo e distribuem panfletinhos bolados por marqueteiros exibindo fotos de atores pagos para posar felizes ao lado de alguma obra irrelevante paga pelo próprio trabalhador através de impostos.
Em 2009, o orçamento paticipativo — assim como cada um desde 2001 — deliberou a construção de uma creche ou UBS no terreno inutilizado do CDHU no padre bento, em frente ao estádio do Flamengo. Essa deliberação é ignorada pela prefeitura ano após ano, e isso é apenas um dos inúmeros exemplos.
Está cada vez mais claro que a prefeitura age do acordo com o interesse da especulação imobiliária e da elite da cidade. só conquistaremos nossas demandas através de luta, mobilização e organização.
A participação no orçamento participativo deve denunciar e desmascarar o caráter demagógico dessa ferramenta burguesa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário