Guarulhos, 21 de fevereiro de 2011.
Nós, do Partido Comunista Brasileiro, manifestamos nosso repúdio em relação a repressão da GCM (Guarda Civil Metropolitana) de Guarulhos, que de forma violenta e arbitrária agrediu manifestantes que realizavam uma caminhada pacífica pelas ruas do centro. Não é a primeira vez que a GCM age dessa forma quando se depara com manifestações populares, em 2010, na greve da Unifesp, a situação se repetiu.
A atuação violenta da GCM expressa uma tendência corrente e reacionária de criminalização dos movimentos sociais. O Comitê de Luta Pelo Transporte Público vem desde muito tempo reivindicando condições dignas de transporte para a população e isso necessariamente passa pela redução da tarifa e passe livre para estudantes e desempregados. Representa, portanto, uma reivindicação que legitima o direito de ir e vir de qualquer cidadão e por isso torna imperativa uma posição dos demais movimentos sociais e entidades de classe.
Reiteramos nosso apoio e repudiamos a postura truculenta, inconseqüente e intransigente que marcou a atuação da GCM – representante do poder público - diante de uma manifestação pacífica e legítima em favor de toda a população do município.
Somamo-nos aos camaradas do Comitê de Luta Pelo Transporte Público e entendemos que o direito ao transporte público é uma reivindicação histórica da classe trabalhadora e, por isso, não pode ser tratado como caso de polícia.
COMITÊ MUNICIPAL PCB/GUARULHOS
COMITÊ MUNICIPAL PCB/GUARULHOS
Segue o vídeo do momento da prisão de um manifestante:
Nenhum comentário:
Postar um comentário