sexta-feira, 1 de outubro de 2010

DCE em luta - UNIFESP realiza importante debate com forças classistas,socialistas revolucionárias

Qual o papel da esquerda no processo eleitoral burguês ?
Esse foi o tema debatido no dia 30/09/2010 na Unifesp-Guarulhos por diversas forças contra-hegemônicas. Participaram do debate (na sequência da esquerda para a a direita) Magrão - Liga Operária, Fausto Arruda - A Nova Democracia, Igor Grabois - PCB, Carlos Renato - PSOL e João Zafalão- PSTU.
O tema do debate se pautou no papel da esquerda socialista e revolucionária diante do processo eleitoral burguês. Quais são as suas perspectivas e avaliações da atual conjuntura e o problema da unidade classista
Em geral, chegou-se a um consenso, a saber, de que o processo eleitoral atual, na maneira como ele funciona, é um jogo de cartas marcadas, caracterizado pela mercantilização da política, no marketing eleitoral e no isolamento das candidaturas e partidos políticos que não se aproximem dessa lógica do financiamento das campanhas por empresas privadas, isto é, pelos capitalistas.
Nesse sentido, os companheiros do PSOL e PSTU, além do PCB, consideram importante participar desse processo devido à amplitude que a agitação e propaganda de esquerda pode atingir, maior do que em outros períodos, entretanto, não há ilusões eleitoreiras nessa participação.
Já os companheiros da Liga operária e do jornal A Nova Democracia, apesar de compartilharem da avaliação acerca das eleições, não chegam à mesma conclusão, para eles, não há viabilidade em participar.
Foi muito importante a avaliação de que as forças de esquerda, contra-hegemônicas que se opõem ao regime do Capital, só terão sucesso em sua estratégia e tática se atingirem a unidade. O PCB, dentro desse contexto, trouxe à tona a proposta da frente anticapitalista e anti-imperialista, que foi muito bem aceita pelos companheiros, com destaque para o PSTU.
Conclui-se da mesma maneira que, tanto a candidatura do PT, quanto do PSDB e do PV, foram identificados como alternativas gerenciais do Capital, logo, inviáveis numa perspectiva estratégica socialista.
Já num contexto tático, isto é, no segundo turno, tanto PCB, quanto PSTU, declararam que, na ausência de uma alternativa classista, a tendência é anular o voto. Já o PSOL, não deu certeza da posição que o partido irá adotar, enquanto que a Liga Operária e o Jornal a Nova Democracia, estrategicamente boicotarão as eleições, tanto no primeiro, quanto no segundo turno.
Foram convidados o Movimento negação da negação, o partido da causa operária e o partido dos trabalhadores, que por seus motivos não puderam estar presentes.
O DCE em luta permanecerá como parte atuante do movimento estudantil, buscando maior combatividade e a construção dialética da unidade programática dos movimentos social, estudantil, sindical, popular, socialista, comunista e revolucionário. Em defesa da juventude proletária e da Universidade Popular.

8 comentários:

  1. Companheiros do PCB-Guarulhos,

    venho por meio deste, solicitar uma pequena correção em seus Blog, pois não estão condizentes com os fatos, ao afirmarem que a Liga Operaria, "estrategicamente", fará a campanha pelo voto nulo. Não sei se deixamos claro ou vcs não entenderam, mas desde que foi criada, a Liga, vem realizando atos e campanhas denunciando o caracter e o significado da FARSA ELEITORAL. Fazemos abertamente o BOICOTE, convocamos o povo a NÃO VOTAR, por isso, gostaríamos de pedir-lhes, que realizem uma correção em suas afirmações, para não haver um desacordo no que foi dito: certo?

    Quanto ao debate, gostaríamos de parabeniza-los, por terem nos convidado, e colocamo-nos a disposição, para participar em outros eventos, desde que seja para discutir, questão de fundo para a Revolução em nosso pais e no mundo, com o espírito fraterno e classista. Comentando rapidamente os resultados, vcs viram, que a nossa posição de não comparecer as urnas, obteve mais de 18%, que somado com Bcos e Nulos, chega a 26.76% (34.210.470 votos) superior a muitos candidatos, inclusive ao Serra, que esta no segundo turno, logo esse processo não passa de uma farsa e não devemos legitima-los, mantemos firme a nossa campanha de boicote, convocando todos aqueles que estão de "saco cheio" dessa farsa.

    ELEIÇÃO NÃO ! REVOLUÇÃO SIM !
    REBELAR-SE E' JUSTO !





    Saudações classistas;

    Magoarão



    LIGA OPERARIA-SP E-mail: ligasampa@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Camaradas da Liga Operária, este e-mail é direcionado ao Magrão, em resposta ao seu comentário no blog do comitê municipal do PCB em Guarulhos, que relatou um apanhado do debate : o papel da esquerda nas eleições burguesas, realizado na unifesp no dia 30 de setembro.
    O companheiro pede que não usemos o termo "estrategicamente" quando nos referimos ao posicionamento defendido por ele no debate.
    Ora, há claramente uma confusão do companheiro em relação à terminologia leninista no que se trata na via para a revolução socialista. Portanto, considerei oportuno um brevíssimo esclarecimento.

    Lenin nos diz que há - como forma de se atingir o socialismo e a emancipação da classe trabalhadora - um trabalho em duplo aspecto, a saber, a Estratégia e a Tática. Palavrinhas mágicas no estudo do leninismo.
    A estratégia é o objetivo geral da classe trabalhadora. A tática é o meio imediato para articular ações efetivas que nos aproximem dos objetivos estratégicos.
    Imaginemos um técnico de futebol que escala seu time em 3-5-2, por exemplo, este é o viés estratégico do seu jogo. já as jogadas ensaiadas, os passes e dribles são elementos táticos imediatos.
    Com a organização política há similaridades. Para nós do PCB, estrategicamente já passamos pela fase nacional-democrática, que seguindo a cartilha do vi congresso da internacional comunista, adota a estratégia que superaria o semi-feudalismo e o latifúndio no Brasil em parceria com a burguesia nacional. Também passamos, após a fase de resistência à ditadura militar, visto que esse período de 20 anos não puderam ter um viés estratégico, mas de um desdobramento tático imediato, um período democrático-popular, que se encerra com o governo Lula.
    Hoje,as forças produtivas estão avançadas,o semi-feudalismo também e o agronegócio, o imperialismo e a burguesia, tanto nacional, quanto internacional, afinal, hoje,elas não mais distinguem-se, exploram o campo, enquanto que o poletariado urbano constitui a esmagadora maioria da população. A divisão do trabalho é complexa e visa essencialmente a mais-valia atracvés do trabalos abstrato. Logo, a estratégia das forças socialistas e revolucionárias não passa mais por etapas estratégicas que antecedam o socialismo, ele está na ordem do dia.
    Portanto, a estrategia da revolução brasileira é necessariamente socialista.
    No que tange à tática, consideramos que é necessário que se constitua uma forte contra-hegemonia que tenha capacidade de influenciar fortemente na sociedade, tornando-se alternativa de poder, para tanto, é necessário que se forme uma unidade programátia entre todas as forças contra-hegemônicas que se opõem ao Capital e construir uma frente anticapitalista e anti-imperialista que vá muito além das eleições.
    Portanto, a tática é a construção da unidade dos anticapitalistas numa forte frente que agrupe todas as forças, até o ponto em que a resistência torne-se ofensiva estratégica.
    Nesse sentido, quando digo que estrategicamente vocês optaram pelo voto nulo, tanto no primeiro, quanto no segundo turno, não vejop nenhuma disparidade, afinal, a liga operária não considera que as eleições burguesas representam qualquer perspectiva de mudança revolucionária na estrutura e superestrutura do Estado. Logo, estrategicamente vocês rejeitam essa forma de luta e taticamente ela não existe.
    Espero que o conceito de estratégia e tática esteja mais ou menos esclarecido, afinal, não trata-se de disparidade de discurso ou falta de entendimento osso acerca de suas propostas, mas de uso de um termo essencial do leninismo.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Camaradas do PCB-Guarulhos, não compreendi o e-mail, que enviaram-me, pois em nenhum momento entrei em discussão no ponto de vista Estratégico ou Tático da revolução em meu e-mail, tendo em vista que sempre que podemos, conversamos a respeito, apenas disse e reafirmo sobre a questão do votar nulo, e não votar, boicotar a farsa eleitoral. Sei que talvez para quem enviou-me este e-mail, votar nulo ou não comparecer para votar tem o mesmo significado, porem, para a LIGA OPERARIA, não se trata de apenas um jogo de palavras, pois, o não comparecimento as urnas, representa não reconhecer esse jogo de cartas marcadas, em momento algum questionei o "estrategicamente", pois vcs sabem que defendemos a Revolução de Nova Democracia ate o comunismo, mas para isso, devemos alcança-lo parte por parte.

    O fato de ter, entrado no blog e visto vossas afirmacões de que estávamos defendendo o voto nulo, colocou-me em duvidas se fui claro em minhas afirmacões, mas vejo que os camaradas ainda continuam não compreendendo.

    Abraços;

    Magrão

    ResponderExcluir
  5. Eu acho bom mesmo é que alguém que leia esse artigo e os comentários procure estudar as posições de cada um dos participantes para ver que não há, na maioria absoluta dos casos, conjunção de posições e somente discordancia na conclusão sobre o papel das eleições.

    Há muito palavrório sobre "o leninismo" e pouca ou nenhuma prática leninista de quem a predica.

    Francamente, seria melhor transcrever as falas dos debatedores do que publicar as opiniões do PCB, mas como o blog é do PCBrasileiro... fazer o que.

    ResponderExcluir
  6. PCB- Guarulhos

    Se vc puder se identificar, dizer qual seu posicionamentoi e organização facilitaria o debate. Mas, visto que não se sabe quem está falando, não o indivíduo - que não importa - mas a corrente política que esse indivíduo representa, não há como seguir um debate franco. Portanto, descarto vossas críticas até identificá-lo como companheiro ou antagonista.

    ResponderExcluir