segunda-feira, 12 de abril de 2010

Prefeito Almeida, subordinado do Capital, aumenta o preço da tarifa.


Novamente os trabalhadores e estudantes de Guarulhos são agredidos por medidas favoráveis aos patrões vindas da prefeitura.
Em decreto assinado pelo prefeito, a tarifa dos ônibus, que, quando custava R$2,50, já era caríssima, sobe novamente , dessa vez para R$2,65, numa clara demonstração de subordinação do prefeito ao Capital, aos patrões, mostrando sua demagogia, afinal, Almeida surge nas lutas sindicais metalúrgicas e na oposição popular do PT, mas, na prefeitura, realiza ações antipopulares, traindo os trabalhadores.
O aumento da tarifa , aumenta também a mais-valia, o trabalho não pago, o lucro dos patrões, que vem , devido à , cada vez maior, exploração do tabalhador, impondo a dupla função e não aumentando os salários.
É por isso que, quando foi decretado o aumento da tarifa, e uma semana já estava vigorando, mas, já faz um ano que a dupla função foi decretada iegal, passível de multa, sendo que, até agora ela continua acontecendo, sem que haja nenhuma reação da prefeitura.
O decreto foi conquistado depois de muita luta, manifestações , greves, audiências públicas, pressão popular, sendo que algumas manifestações foram reprimidas pela polícia. Onde estavam os vereadores politiqueiros oportunistas, que aproveitaram-se do decreto para espalhar pela cidade meia dúzia de faixas vangloriando-se das conquistas dos trabalhadores?
O PCB entende que há medidas imediatas e futuras para o transporte, sendo a futura, o real objetivo, que é a tarifa zero,por entendermos que o transporte é um serviço social básico, e a gratuidade deste é viável, apenas não é lucrativo para a classe dominante.
No entanto, reconhecemos que a conjuntura não é favorável para a aplicação dessa medida, por isso, defendemos que as seguintes medidas imediatas: A municipalização do transporte;Fim da dupla-função;Redução imediata da tarifa; Fim da Guarupas;Passe-livre para estudantes e desempregados.
Não temos a ilusão de que esperando medidas dos representantes políticos da burguesia conseguiremos algum avanço, na verdade, só os trabalhadores resistindo, se organizando e realizando crescentes ações contrárias à tais medidas é que avançaremos, os trabalhadores são os protagonistas da história.
Por isso o PCB compõe, em conjunto com outras forças classistas, o Comitê de luta pelo transporte público, que continua realizando suas ações e lutando por um transporte realmente público, inclusive, sofrendo, como já é costume, repressão policial, como foi o caso da manifestação ocorrida na festa de emancipação política de Guarulhos, que foi reprimida duramente pela tropa de choque, demostrando a mentira dessa emancipação política, afinal, Guarulhos está submetida ao Capital, buscamos a emancipação popular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário