terça-feira, 20 de abril de 2010

PCB Guarulhos apoia a chapa "em luta" para o DCE da UNIFESP


Chapa Em luta

UNIDADE PARA AVANÇAR
O movimento estudantil precisa retomar sua vitalidade e sua capacidade reivindicatória, a fim de alcançar verdadeiros avanços para o conjunto dos estudantes.



A burocracia universitária impõe deliberações sem democracia, inclusive sem debate com os estudantes; consideramos que:
• Os cursos passam por problemas de organização administrativa; as alterações nas grades de ensino ocorrem repentinamente, perdendo qualidade;
• A expansão é feita às pressas, sem um sólido projeto acadêmico;
• A assistência estudantil é defasada e ineficiente;
• A privatização de serviços e de verbas públicas são práticas, já conhecidas, da reitoria e
• Cabe ressaltar a repressão aos estudantes em luta nesta universidade.



Nesse sentido, acreditamos que apenas com a coesão do movimento estudantil, em seus órgãos de base (Centros Acadêmicos e outros) unidos em pautas comuns com os movimentos sociais, é que alcançaremos as pautas reivindicatórias.



UNIVERSIDADE POPULAR
A chapa Em Luta entende que há subordinação do governo ao Capital, em que a demanda universitária é definida pelo mercado de trabalho. Buscamos suplantar esse modelo educacional, construindo um projeto claro de ensino que atenda às necessidades sociais, ao desenvolvimento do cidadão; assim chamamos de Universidade Popular.
Posicionamo-nos contra o PROUNI, REUNI, UNIVESP, LDB e SISU (quanto ao seu mau manejo), a favor da universalidade do ensino superior público e democrático; da ampliação da assistência estudantil; da expansão só com qualidade, da Universidade Popular e da democracia interna em suas estruturas.



É NA LUTA QUE SE FAZ
Apenas com a construção coesa e com a participação efetiva dos estudantes e das demandas sociais, é que avançaremos. Afinal, a unidade proporciona maior articulação e capacidade de mobilização. O DCE, os Centros Acadêmicos e movimentos sociais unidos permitirão a construção conjunta das demandas de luta. Chamamos a todos os estudantes e CA’s para construir o II fórum estudantil da UNIFESP; é na luta que se faz.
Chapa em luta:
Fernando Almeida (c. sociais- Guarulhos), Renato Queiroz (filosofia-Guarulhos),Daniel Neves (filosofia-Guarulhos) Thiago Pezzuol (filosofia- Guarulhos), Vinícius Pacheco ( filosofia-Guarulhos), Lúcio Lemos ( filosofia-Guarulhos), Alexandre Kerestes (história – Guarulhos), Jacqueline Mesquita ( Tecnologia em saúde- SP),Guilherme Carrejo (enfermagem - SP),Amanda Monteiro(enfermagem - SP), Klaus Fischer (medicina - SP), Erica Meireles (ciências ambientais – Diadema), Ivo de Carvalho (farmácia – Diadema).

Nenhum comentário:

Postar um comentário