segunda-feira, 13 de agosto de 2012

SINDICATO DOS PROFESSORES DO ENSINO PRIVADO DE GUARULHOS (SINPRO) CONSEGUE ACORDO DE RECOMPOSIÇÃO SALARIAL COM A ANHANGUERA EDUCACIONAL



Os megaempresários da educação tiveram nesta semana que engolir um grande sapo em Guarulhos. O SINPRO Guarulhos, do qual a UC participa, obteve em uma rodada de negociações no Ministério Público do Trabalho estabelecer uma proposta de recomposição salarial dos professores da antiga Faculdades Torricelli (FIT) adquirida em 2011 pela Anhanguera. Quando da aquisição, o valor da hora-aula recebida pelos professores da FIT era inferior à média paga pela Anhanguera aos seus professores. Por estarem fora dessa média, os professores viam-se também alijados do plano de carreira da instituição, além de propiciarem lucros excepcionais. Esta recomposição salarial é o primeiro acontecimento do tipo no estado, pois tanto a Anhanguera como outras empresas educacionais como UNIESP, UNIP, etc. não estabelecem nas instituições adquiridas a elevação do valor da hora-aula quando este é inferior ao que paga aos seus professores. Valores inferiores na hora-aula compõem também um atrativo para a aquisição de instituições menores pelos megaempresários da educação. Além da recomposição salarial, em um prazo de um ano, acontecerá a diminuição de diferentes níveis de remuneração que chegavam entre os especialistas a 13 e entre mestres a 10. Com o acordo haverá uma única faixa para especialistas e mestres, com isso, será desinteressante à Anhanguera praticar as frequentes demissões massivas, pois novos professores contratados passarão receber os mesmos valores que os demitidos. O acordo foi precedido de intensa mobilização dos sindicalistas com a presença junto a professores em assembleias, decretação de estado de greve, propaganda e agitação.
O SINPRO Guarulhos é filiado à Conlutas e sua diretoria é formada por militantes de diferentes tendências sindicais e partidárias e conta entre seus diretores com um membro da Unidade Classista-SP, ainda que divergindo da orientação da central, atua no plano da base do sindicato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário