segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Acaba a greve operária na Cummins com a garantia do pagamento do PLR


Os operários da Cummins, multinacional que fabrica motores, cruzaram os braços quando souberam que a fábrica pretendia não pagar o PLR de mais de 1000 reais que os trabalhadores tinham direito. Os trabalhadores passaram por cima da intransigência patronal e do peleguismo da direção do sindicato dos metalúrgicos de Guarulhos e aprovaram a greve em Assembleia com mais de mil trabalhadores.

A paralisação durou quatro dias e atingiu 100% das atividades produtivas. Assim, a direção da fábrica não pôde segurar a bronca e teve que garantir o pagamento do PLR, além de compensar os dias parados. Isso mostra que com unidade e organização os trabalhadores podem conquistar mais direitos.

Essa greve deve ter um saldo político e organizativo que demonstre à classe trabalhadora que organizada e com combatividade, pode-se superar os entraves do sindicalismo chapa-branca e a intransigência patronal. Se organizando nos locais de trabalho, identificando as contradições que afligem-nos e preparando a luta de forma consciente, os trabalhadores podem derrubar seus inimigos. A principal tarefa para a Unidade Classista, corrente sindical do Partido Comunista Brasileiro, o PCB, é politizar as lutas dos trabalhadores e ampliar suas consciências para que sua análise consiga abranger a totalidade das contradições, entendendo que o problema não está nessa ou naquela fábrica, mas sim no modo como a sociedade produz a riqueza e na forma como ela se organiza politicamente, o capitalismo.

Apesar de o sindicato permanecer nas mãos dos pelegos, que querem desmobilizar e alienar os trabalhadores, afim de garantir altas taxas de lucro aos patrões e os benefícios da pelegada, os trabalhadores deram uma demonstração da força que o proletariado tem, sabe-se já que munidos de organização e ideologia, os trabalhadores podem e vão avançar à conquistas estratégicas rumo ao socialismo.

Ousar lutar, ousar vencer!

Viva a luta operária!

Nenhum comentário:

Postar um comentário