A resistência em relação ao Parque Taksim Gezi, que já vem se prolongando há dias, transformou-se num movimento popular a partir de 31 de Maio. Centenas de milhares de pessoas tomaram as ruas em Istambul e em diferentes partes da Turquia para protestar contra o ataque desumano e insano do governo do AKP.
Ninguém tem o direito de fazer as pessoas de bobo, tentar deduzir resultados insignificantes dos eventos ou utilizar a ocasião para ganhos políticos menores ou autopromoção. O movimento de ontem, massivo e histórico, foi a erupção da irritação popular, que foi levado ao auge pelos 11 anos de governo do AKP. Pessoas que compartilham o mesmo ódio apoiam tendências políticas diferentes, mas se juntaram em torno da reação comum contra o governo.
Não se trata de uma “primavera turca”, como a mídia ocidental gosta de definir. Este levante tem um caráter anti-imperialista e pró-secular. Está relacionado à oposição popular à política beligerante do governo em relação à Síria e à gritante islamização da vida pública. Deste modo, difere dos outros levantes no Oriente Médio.
A despeito da brutalidade policial e da falta de liderança no movimento, o povo cautelosamente se manteve afastado de ações de provocação. Desde a manhã de ontem centenas de milhares de pessoas marcharam pelas ruas sem medo, caminharam por quilômetros sem ceder a qualquer tipo de ação que pudesse arranhar a imagem da resistência legítima do povo.
Durante o terror de Estado utilizado ontem para reprimir as manifestações, milhares de pessoas ficaram feridas e centenas foram presas. Entretanto, nada mudou quanto à determinação e à firmeza do povo. Agora, a reação popular já vai além do projeto governamental de erguer um shopping na área do parque Gezi na Praça Taksim. O governo do AKP tem a inteira responsabilidade por ter levado os eventos até este ponto. O primeiro ministro Recep Tayyip Erdoğan tentou subestimar o povo e agora é obrigado a encarar a amarga realidade: o povo não tem mais medo deste governo, e deseja se livrar dele assim que possível. Neste ponto, nosso partido levará imediatamente a cabo iniciativas para contribuir com a coordenação da luta contra este projeto ilegítimo. O Partido Comunista da Turquia convocou seus membros e amigos a se reunirem esta tarde na Praça Taksim.
Convidamos nosso povo a boicotar os grandes meios de comunicação de massa, que vêm ignorando, distorcendo e manipulando as notícias sobre as manifestações e continuamente reduzindo o número de manifestantes. O povo deve apoiar seus meios de comunicação alternativos, fonte de informação verdadeira.
Uma vez que o povo se levantou, o fim deste governo cruel está próximo!
Solidariedade contra o fascismo!
Abaixo a ditadura do capital!
Partido Comunista da Turquia
Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)
Nenhum comentário:
Postar um comentário