quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Nota política do comitê municipal do PCB-Guarulhos sobre a greve dos Servidores Municipais

(Servidores municipais de Guarulhos reunidos contra o Regime Jurídico Único Estatutário. Fonte: Servidores de Guarulhos/Facebook)

Após a prefeitura de Guarulhos encaminhar o Projeto de Lei que instituiria o Regime Jurídico Único Estatutário, regime este que alteraria o modelo trabalhista dos servidores e que atacaria diversos direitos conquistados, como pagamento de horas extras, fim dos décimos, alterações no plano e quinquênio, entre outros, os servidores se mobilizaram prontamente para assegurar que tais mudanças não ocorreriam e deflagaram greve na madrugada de segunda-feira, 05/10/2015, para defender seus direitos. Com isso conseguiram pressionar a prefeitura e, após pouco tempo, na tarde de terça-feira, 06/10/2015, souberam durante protesto na Praça Getúlio Vargas, em Guarulhos, que o prefeito da cidade, Sebastião Almeida, havia retirado o projeto.
Essa vitória só ocorreu pois os trabalhadores se uniram em prol de seus direitos, entendendo a necessidade da construção tática pela greve em defesa da pauta contra o RJU/RJUE. A organização fraterna entre trabalhadores dispostos a enfrentar a opressão da burocracia guarulhense garantiu este feito, pois são os trabalhadores os agentes históricos capazes de realizar as mudanças necessárias para uma sociedade justa. Por este motivo que os trabalhadores devem continuar unidos e se unir ainda mais, em Guarulhos e para além de Guarulhos, em defesa de seus interesses, em defesa da classe trabalhadora, em defesa daqueles que embora produzam toda a riqueza deste mundo são oprimidos por aqueles que detém os frutos deste trabalho. 
Assim, o PCB-Guarulhos, que também esteve presente na construção da luta, saúda a vitoriosa greve dos servidores municipais de Guarulhos que demonstraram que a mobilização dos trabalhadores é poderosa e capaz de assegurar seus direitos. Este foi um importante passo e que simboliza a capacidade e força da classe trabalhadora. No entanto devemos continuar a nos mobilizar para alçar novas conquistas, utilizando este e outros exemplos, ampliar nossa consciência de classe em todos os setores e reivindicar uma sociedade para os trabalhadores, sem antagonismos, rumo ao socialismo. A luta não para!

Saudações,
Comitê Municipal PCB-Guarulhos