quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

DECLARAÇÃO DE FIDEL SOBRE O ACORDO ENTRE CUBA E OS EUA

“No confío en la política de Estados Unidos ni he intercambiado una palabra con ellos, sin que esto signifique, ni mucho menos, un rechazo a una solución pacífica de los conflictos o peligros de guerra. Defender la paz es un deber de todos. Cualquier solución pacífica y negociada a los problemas entre Estados Unidos y los pueblos o cualquier pueblo de América latina, que no implique la fuerza o el empleo de la fuerza, deberá ser tratada de acuerdo con los principios y normas internacionales. Defenderemos siempre la cooperación y la amistad con todos los pueblos del mundo y entre ellos los de nuestros adversarios políticos. Es lo que estamos reclamando para todos. El Presidente de Cuba ha dado los pasos pertinentes de acuerdo con sus prerrogativas y las facultades que le conceden la Asamblea Nacional y el Partido Comunista de Cuba. Los graves peligros que amenazan hoy a la humanidad tendrían que ceder paso a normas que fuesen compatibles con la dignidad humana. De tales derechos no está excluido ningún país. Con este espíritu he luchado y continuaré luchando hasta el último aliento.”
(Declaración de Fidel Castro sobre el acuerdo entre su país y EE.UU., incluido en un mensaje a la Federación Estudiantil Universitaria de Cuba.)
Curtir ·  · 

sábado, 24 de janeiro de 2015

Trabalhadores defendem direitos, lutam por emprego e mantêm greve na MTP


Objetivo é impedir que máquinas sejam retiradas
Foto: Cláudio Omena


Com greve desde segunda e acampamento na empresa, os 770 funcionários das duas unidades da MTP em Guarulhos (Cumbica e Jardim São Roque) enfrentam calote no pagamento e ameaça de retirada de maquinário. Agora, a demissão de trabalhadores por telegrama aumentou a revolta dos metalúrgicos.
Motivos - A paralisação, iniciada dia 19 com apoio e coordenação do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região, decorre da falta de pagamento salarial, suspensão do convênio médico, atraso na entrega do vale-transporte e fim do fornecimento de refeições. O Fundo de Garantia não é recolhido há meses.
Justiça - O advogado do Sindicato, Marcílio Penachioni, diz que vai recorrer à Justiça contra as demissões. “A empresa não pode tomar essa atitude, ainda mais por telegrama. A Lei de Greve impede contratações ou demissões no curso das greves”.
O dr. Marcílio informa: “O Sindicato também ingressará com dissídio coletivo no Tribunal Regional do Trabalho, para que a direção da MTP reveja as demissões”. Ele acrescenta: “No dissídio, vamos pedir arresto de bens (maquinário), e também a nulidade da venda do imóvel da fábrica do Jardim São Roque, que ocorreu há cerca de dois anos, por acreditar que essa transação cheira a fraude”.
Paralisação - O diretor José Carlos de Oliveira (Chorão), que é funcionário da fábrica, afirma: “Estamos acampados na porta da empresa, inclusive à noite. Nosso objetivo é impedir que máquinas sejam retiradas e a MTP venha alegar não ter condições de quitar dívidas ou de oferecer bens para eventual arresto”.
Mais informações - Diretor Chorão (97238.9083) ou 2463.5300 na sede, com jornalista Titico (97606.6269). Assessor de imprensa: João Franzin - MTb 12.865 (99617.3253 ou 3231.3453).

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

MTP demite 100% dos seus funcionários.

Os trabalhadores devem ocupar e gerir a fábrica! 


A fábrica Metalúrgica de Tubos de Precisão (MTP) demitiu 100% de seus funcionários entre quarta e quinta-feira, 21 e 21, respectivamente. Os metalúrgicos souberam da decisão da empresa após receberem telegramas em suas casas. Ao todo, 800 pessoas ficaram sem emprego. A gerente comercial Ieda Gasso não se manifestou sobre a situação, quando procurada pela imprensa da cidade.
Segundo o supervisor de produção Marcos Antonio Formigoni, no dia 15 os funcionários da MTP não receberam o adiantamento. “Nos informaram que o pagamento seria feito hoje [dia 22/01], mas ao invés de pagamento recebemos nossas cartas de demissão”.
Ele acrescentou que no dia 17 a diretoria da metalúrgica tentou tirar um equipamento da fábrica, mas foi impedida pela resistência dos trabalhadores.
O convênio médico de todos foi cancelado à revelia, mas mesmo assim, parcelas para o pagamento dele foram descontadas dos salários. “Também estamos sem FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço)”, disse Formigoni que acrescentou que recebeu somente 50% do 13º salário.
Segundo os trabalhadores da metalúrgica, 500 trabalhadores da unidade, que funciona na Vila Miriam (Região Centro), e 300 da Região Cumbica foram demitidos “de surpresa”.
Dúvida - Trabalhadores ficaram em frente à MTP para obter informações (Foto: Silvio Cesar)
Dúvida – Trabalhadores ficaram em frente à MTP para obter informações (Foto: Silvio Cesar)
Manifestação e greve em Mauá
Aproximadamente 300 metalúrgicos de Guarulhos foram à empresa Quasar, que pertence ao mesmo grupo que gerencia a MTP e funciona em Mauá (na Região Metropolitana de São Paulo), para protestar contra a demissão em massa ocorrida na cidade. Os funcionários decretaram greve geral em solidariedade aos companheiros de trabalho.
O assessor da pelega Força Sindical, que dirige o sindicato dos metalúrgicos, afirmou que o departamento jurídico do sindicato irá processar a MTP e pedirá para que os bens da empresa sejam leiloados para quitar as dívidas com os trabalhadores.

Nós da Unidade Classista acreditamos que a saída é a propriedade da fábrica passar para s trabalhadores. A gestão capitalista fracassa cada dia mais. Os trabalhadores devem ocupar e gerir a fábrica.

Criar Poder Popular!

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Segundo Ato contra o eumento da passagem dia 19 de janeiro às 17h na Matriz

SEDE DO PCB É ATACADA EM NOVA IGUAÇU


Na virada do dia 11 para 12 de janeiro de 2015 a sede do Comitê Municipal do PCB em Nova Iguaçu, teve a frente incendiada, o que ocasionou problemas na eletricidade do prédio, se não fosse a solidariedade de pessoas que passavam pela praça o incêndio poderia ocasionar danos maiores no prédio.
O fato foi comunicado a 52º DP de Nova Iguaçu que ciente do caso, mandou perito ao local para investigar o acontecimento.
Este ataque dirigido a nossa sede não é apenas um ataque ao PCB é mais um ataque a organização dos trabalhadores e de suas entidades que lutam contra o capital.
Defendemos a liberdade de organização e não intervenção nos Sindicatos, nos Grêmios Estudantis, DCE, CA e a não criminalização dos movimentos sociais.
Não vamos nos calar, nem recuar, vamos continuar levantando nossas Bandeiras vermelhas, faze – lá tremular na defesa dos interesses dos trabalhadores, iremos seguir contrariando os interesses dos donos do capital. Temos a convicção que cabe aos trabalhadores se organizar e lutar para derrubar o capitalismo.
O PCB defende o controle do Estado pelos trabalhadores, através do PODER POPULAR onde a população fará deste órgão à vontade e decisão da maioria da população para mudar o rumo do Brasil em direção ao Socialismo em nosso país.

Ousar Lutar!! Ousar Vencer!!
Nova Iguaçu, 13 de janeiro de 2015
Partido Comunista Brasileiro – PCB
Comitê Municipal de Nova Iguaçu     

domingo, 11 de janeiro de 2015

As mulheres das FARC-EP







Colômbia/ Resumen Latinoamericano/ Mujerfariana.Org/ 04/01/2015.- “As guerrilheiras farianas opinam” (Las guerrilleras farianas opinan) é uma serie de vídeos curtos, que resgata suas opiniões e posições sobre diversos temas, expressos no documentário de Vilma Khalo em “Rosas e Fuzis” (Rosas y Fusiles). Em especial, os relacionados com a mulher e sobre a justiça social que necessita nosso povo.
As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, a guerrilha de mais longa duração em nosso continente, sempre contou com a participação da mulher combatente. Quem são estas mulheres? Por que arriscam suas vidas pelos ideais do socialismo e a libertação nacional em um país sob as botas dos Estados Unidos? Qual é seu papel no atual processo de paz?
“Rosas e Fuzis”, gravado em Havana com as mulheres da Delegação de Paz das FARC-EP, abre uma janela que mostra a vida de compromisso e luta das guerrilheiras farianas: as razões que as levaram a ingressar na insurgência bolivariana, sua vida cotidiana nas montanhas da Colômbia e a visão de paz com justiça social que move sua ação política no campo de batalha e na mesa de diálogo. O documentário é, também, uma meditação sobre a condição da mulher colombiana e seu papel na revolução social.
Direção: Vilma Kahlo
Produção: Escuela de Cuadros

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Ato dia 12 contra o aumento do preço da passagem: mais um ataque da prefeitura de Guarulhos contra os trabalhadores!



Texto do MPL Guarulhos

"Mais uma vez governos e patrões mostram suas caras, mas agora de maneira covarde e perversa. A partir do dia 28 de dezembro, a tarifa dos ônibus na cidade de Guarulhos vai aumentar para 3,50 - um verdadeiro roubo! Sabendo que estamos em um momento de festas e férias, o prefeito e os empresários estão querendo empurrar goela abaixo um aumento absurdo. Se 0,20 centavos já era muito, imagine 0,50!!!

Nós do Movimento Passe Livre-Guarulhos somos diretos em dizer que somos contra o aumento, defendemos a TARIFA ZERO e sabemos que só nas ruas podemos barrar o aumento e conquistar um transporte público que garanta a todxs o direito de ir e vir pela cidade! JÁ BASTA! 
Se a tarifa não baixar, a cidade vai parar!!!



ATO CONTRA O AUMENTO DO BUSÃO
12/01 às 17h - IGREJA MATRIZ

3,50 NÃO DÁ! TARIFA ZERO JÁ!!!!"